Alimentação

Batata-doce ou purê de batata? Qual o melhor?

Coma isso, não coma isso…

Com qual frequência você se depara com um menu para decidir o que comer? O que você escolhe? Pode ser que esteja pensando em pedir uma costela de dar água na boca e uma cerveja bem gelada, certo?

Mas, uma voz bem baixinha atrás da sua cabeça lhe diz: “vamos ser honestos”… Ou é a voz da sua esposa nos seus ombros que lhe diz para que peça a opção saudável.

Tem algo mais frustrante que isso? Ser incomodado pelo alimento que deseja consumir? E sem ver nenhum resultado?

Mas, veja…

Pode ser uma surpresa para você que a alimentação que considerava a opção saudável, na verdade, é a pior escolha? A ideia dominante do que é ruim de comer pode não estar correta. Muitas vezes, o alimento que você deseja é a melhor opção.

Prefira a batata-doce!

Normalmente, batata é algo que não se aconselha, por ser rica em amido e outros carboidratos. Eles causam elevação de sua glicemia e queda abrupta, o que não é bom.

Batata-doce é certamente uma escolha adequada se você está querendo algo mais saudável para a sua refeição, além de ter outras 2 vantagens em relação à batata normal:

1 – Tem índice glicêmico 58% mais baixo do que batata normal

Isso beneficia o pâncreas ao não sobrecarregá-lo e faz com que se sinta mais saciado. Além disso, ajuda a regular a glicemia, devido à sua capacidade de aumentar os níveis sanguíneos de adiponectina, um hormônio proteico criado pelas células adiposas, para ajudar a regular a forma como seu corpo metaboliza a insulina.

Mesmo assim, as batatas doces ainda devem ser consumidas com moderação, pois trata-se de um alimento naturalmente doce, pelo seu conteúdo de açúcar.

2 – Mais rica em nutrientes

Ela contém nutrientes como betacaroteno, um antioxidante que neutraliza os radicais livres que danificam células através da oxidação, o que pode acelerar o envelhecimento e torná-lo vulnerável contra doenças crônicas. Este antioxidante pode ajudar a apoiar o seu sistema imunológico, bem como reduzir o risco de doença cardíaca e câncer.

O betacaroteno pode ser convertido em retinol ou vitamina A pelo seu corpo, e a vitamina A contribui para uma ótima saúde e melhor visão.

Além disso, a batata-doce também contém duas importantes enzimas antioxidantes: superóxido dismutase de cobre / zinco e catalase, que lhe garante um efeito protetor antioxidante mais significativo do que o mirtilo.

Rica também em vitaminas C, B3 e B5, potássio e ferro.

Outros estudos demonstraram que o extrato de batata doce tem ação anti-obesidade e potencial anti-inflamatório.

Agora você já sabe. Na hora de escolher a batata, fique com a doce!

Referências bibliográficas:

  • University of Maryland Medical Center, Beta-carotene
  • Oregon State University, Micronutrient Information Center
  • The LA Times, July 1, 2011
  • Nutrition Research Reviews Vol 23, Issue 02, Dec 2010, pp 184-190
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER