Atividade Física

Atleta de água

Se você persegue altas performances não subestime o valor da água.Já está provado que uma boa hidratação melhora o rendimento em até 15%.

Não são poucos os atletas que se esforçam ao máximo, mesmo arriscando a saúde, para alcançar uma melhora de mísero 1% em sua performance. Se bebessem mais água pura, poderiam acrescentar de 7 a 15% ao rendimento, de forma segura e legal. Esses resultados se tornaram evidentes num estudo recente feito com atletas de resistência (maratonistas, ciclistas, triatletas) que foram hidratados com água pura durante 3 dias.

Com exceção das células gordurosas, 90 % de todas as outras células do corpo são apenas água. Portanto, a hidratação é fundamental para que elas funcionem em nível ótimo. E anote aí: somente a água pura hidrata o corpo com máxima eficiência. Não espere sentir sede para bebê-la. A sede já é sinal de desidratação.

Saiba quanto beber

É fácil calcular a quantidade diária de água que uma pessoa comum deve beber. Basta dividir seu peso por 30. Quem pesa 60 quilos, por exemplo, deve beber 2 litros. Com atletas é diferente, eles precisam de mais: devem acrescentar dois copos de água pura a cada quilo perdido durante os exercícios.

Faça uma experiência: mantenha-se bem hidratado e fique de olho nos resultados. Certamente você se sentirá mais bem disposto durante e após os exercícios e sua performance poderá ser ainda melhor.

Pura e poderosa

A água traz imensos benefícios para o corpo do atleta e pode representar ganhos consideráveis em sua performance. Veja o que ela faz:

-estabiliza a temperatura corpórea

-elimina ácido lático e outros produtos tóxicos degradados nas células musculares, reduzindo dores e incômodos após o treino

-preserva a integridade do DNA e RNA mensageiro para a geração de novas proteínas de reparação dos tecidos

-atua sobre as enzimas que reparam as proteínas, reduzindo o tempo de recuperação após os exercícios

-reforça a estrutura de todas as proteínas

-facilita a liberação de energia

-lubrifica as articulações e diminui o impacto dos exercícios sobre as cartilagens e os discos vertebrais

-facilita o movimento dos pulmões junto à parede torácica

-facilita o movimento dos músculos

-transporta componentes produzidos no sistema nervoso central para nervos periféricos

-transporta nutrientes e oxigênio para as células

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER