Alimentação

As frutas por serem ricas em frutose são boas ou ruins?

Atualmente, todo alimento industrializado tem em especial frutose e xarope de milho, tornando-se um grande problema para a saúde, uma vez que esse alimento é consumido em número alarmante pela população.

É muito importante entender que a fruta contém frutose, apesar de ter um fator menos agravante que é o de também conter vitaminas e antioxidantes que reduzem os efeitos negativos deste açúcar.

Por outro lado, o suco de frutas é tão desfavorável para a saúde quanto o refrigerante, pois um copo de suco de fruta é cheio de frutose e muito dos antioxidantes são perdidos.

Vale lembrar que a frutose sozinha não é uma vilã e que algumas frutas podem até ser benéficas. Porém, quando você consome altos níveis de frutose isso vai devastar a sua bioquímica e fisiologia.

É importante saber que a média de frutose que se consome por dia é de 70 gramas o que excede em 300% o limite recomendado.

Então, tenha muito cuidado com o seu consumo de frutas e lembre-se que o xarope de milho, por ser extremamente barato, é adicionado a todo alimento industrializado.

Mesmo que você não consuma refrigerante ou suco de frutas, ainda sim é muito fácil exceder os 25 gramas de frutose recomendados em sua alimentação caso você esteja com boa saúde, dentro do peso e com a sensibilidade à insulina normal. Agora, se você precisa perder peso e tem alteração na sensibilidade à insulina o seu limite diário é de apenas 15 gramas.

Vamos relembrar a concentração de frutose nas principais frutas:

Fruta

Quantidade

Gramas de Frutose

Limão

1 médio

0,6

Maracujá

1 médio

0,9

Cantaloupe

1/8 de melão

2,8

Kiwi

1 médio

3,4

Morango

1 copo

3,8

Abacaxi

1 fatia

4,0

Toranja

1 média

4,3

Tangerina

1 média

4,8

Pêssego

1 médio

5,9

Laranja

1 média

6,0

Papaya

1/2 médio

6,3

Banana

1 média

7,1

Maçã

1 média

9,5

Melancia

1/16 porção

11,3

Pêra

1 média

11,8

Caqui

1 médio

12,0

Uvas

¼ porção

1,23

Ameixa

1 média

12,5

Manga

1 média

16,2

Apricot

1 média

16,4

Figo

1 médio

23,0

Passas

100gr

29,7

Tâmaras

100gr

32,0

 

Abacate: uma fruta com pouca frutose!

Muitas pessoas adoram consumir fruta, mas apesar de já ter enfatizado sobre não consumi-las em excesso por conta da frutose, reconheço que algumas têm importantes benefícios para a saúde. O abacate é um exemplo. Ele contém pouca frutose e somente 2 gramas de carboidratos por unidade.

Além disso, o abacate apresenta muitos benefícios para a saúde, tais como:

– proteção do fígado contra agressores;

– é rico em gordura monoinsaturada que é facilmente transformada em energia;

– tem duas vezes mais potássio que a banana;

– possui propriedades antiinflamatórias;

– é ótima fonte de gordura boa;

– rico em fibras;

– fornece cerca de 20 nutrientes essenciais como vitamina E, complexo B e ácido fólico;

– além disso, permite que o seu corpo absorva nutrientes solúveis em gordura, como alfa e betacaroteno, além da luteína presente em outros alimentos quando consumidos em conjunto.

 

O abacate tem ainda a vantagem de ser uma fruta que não sofre influência negativa pelo grau de pesticidas utilizados, graças à proteção de sua casca.

 

Referência bibliográfica:

– Avocados Contain Potent Liver Protectants Science Daily. Dec 20, 2000

– Lifeback.org   March 7, 2011

– Avocados Rise to the Top,” Nutrition Week, June 25, 2001; 31(24):7.

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER