Atividade Física

Aquecimento sem segredos

Não bastam alguns minutos de esteira ou bicicleta para deixar você no ponto.

Quase tudo na vida fica melhor se previamente aquecido, do sexo à comida. Exercícios físicos também, sobretudo quando se deseja evitar possíveis lesões. Um aquecimento apropriado “amacia” o tecido conjuntivo (liga e sustenta os órgãos), lubrifica as articulações, ativa o sistema nervoso e excita o hormonal. Em outras palavras, prepara o organismo para a atividade. Alguns minutos de esteira ou bicicleta não bastam para um bom aquecimento, ainda mais para quem pratica exercícios de resistência (com pêsos), que induzem a estresse músculos, tendões, ligamentos, articulações e a própria coluna vertebral. Experimente fazer 10 minutos de aquecimento em esteira ou bicicleta e parta para seu programa de exercícios de resistência, com a mesma intensidade e pêso empregados no último treino – com certeza você notará que os músculos exigidos e todas as articulações a eles relacionadas não estarão respondendo como deveriam. Seja qual for a modalidade de exercícios que você pratica, um bom aquecimento começa com uma série mais intensa de repetições, usando-se 50% da carga empregada no treino, seguida de outra série com menos repetições e mais pêso. Essa progressão permite um completo aquecimento do sistema nervoso, dos músculos, das articulações e dos tecidos relacionados com o treinamento a ser realizado. E torna-se tão mais importante quanto mais o treinamento exigir do seu corpo. Um bom aquecimento deve:

-ser progressivo, ou seja, começar com 50% da intensidade que você desenvolve no programa e aumentar gradativamente até 75%;

-durar o tempo necessário para que você sinta liberdade de movimento em todas as articulações e tecidos;

-ser mais longo quanto maior for o pêso utilizado, para prevenir agressões;

-fazer transpirar, sinal de que o sistema de resfriamento do corpo está ativado, porque os tecidos estão aquecidos.

Não se descuide. Proteja sua saúde.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER