Atividade Física

Antioxidantes aumentam a performance em exercícios e melhoram a saúde

Essa dica é para aqueles praticantes de atividades físicas. Você sabia que uma suplementação com antioxidantes além de fazer bem para a saúde, ajuda nos treinos? Já aparece de forma consistente na literatura médica que o exercício promove aumento do processo de lipoperoxidação (ou seja, oxidação das membranas celulares). Trabalhos recentes mostram que o exercício levado à exaustão promove aumento da taxa de formação de radicais livres no músculo.

Essa geração de radicais livres em músculos e fígados de indivíduos treinados está certamente relacionada com a suplementação ou deficiência dos nutrientes antioxidantes, que agem induzindo o dano muscular pelo exercício. Em geral, os antioxidantes incluem as vitaminas C e E, o mineral selênio e a Coezima Q10, os quais se apresentam naturalmente no nosso organismo.

Como a suplementação pode ajudar

A deficiência de selênio tem sido correlacionada como a causadora da elevação na produção de radicais livres, causadores de oxidação. Entretanto, quando temos vitamina E em quantidades adequadas, não ocorre o aumento de produção de oxidação em indivíduos deficientes em selênio.

Em outro estudo, indivíduos deficientes em vitamina E apresentaram até 6 vezes aumentada a  produção  de radicais livres em comparação a indivíduos suplementados com vitamina E. Nesses, houve também impressionante diminuição da produção de radicais livres quando levados à exaustão.

Performance e qualidade de vida

Na maioria das pesquisas, a suplementação com vitaminas E e C garantem a ação antioxidante, com efeito protetor contra os danos causados pelos radicais livres induzidos pelo exercício. Portanto, a correta suplementação com antioxidantes pode proteger o organismo e promover uma maior longevidade, menor risco de lesões e possivelmente maior rendimento em performance.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Curr Med Chem, 2001;8(7):829-838
  • Leaders, 1997:298-299
  • Obesity (Silver Spring), 2011 May 19
  • The American Journal of Cardiology, December 15, 1997;80:1640-1642
  • Proc Soc Exp Biol Med, 1999;222:283-292
  • Journal of Laboratory and Clinical Medicine, June 1992;119(6):598-620.
  • A Medicina do Século XXI. Editora Gaia. Wilson Rondó Jr. 2000
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER