Saúde

Amigdalite ou Tonsilite: Qual a Solução?

Se você está apresentando mau hálito, dor de garganta e nos ouvidos e dificuldade para deglutir, é muito provável que você tenha as suas amígdalas (ou tonsilas) inflamadas, com presença de placas brancas ou amareladas. Essa condição é possivelmente conhecida como tonsilite ou amigdalite.

Suas amígdalas produzem substâncias pequenas e duras, que contém uma mistura de bactérias, cálcio, células mortas, muco e partículas de alimentos.

Com isso haverá sintomas desagradáveis, que podem ser uma fonte de constrangimento pelo mau hálito que geram.
As tonsilas são dois linfonodos localizados em cada lado no fundo da garganta, que servem como a primeira linha de defesa contra vírus e bactérias.

Elas apresentam criptas que contêm células do sistema imunológico, que ajudam a eliminar os micróbios prejudiciais de entrarem na sua garganta.

Porém, há fatores como a falta de higiene dental e problemas inflamatórios crônicos nas tonsilas que acabam permitindo substâncias estranhas de aí se alojarem e endurecerem, gerando cálculos.

Outra condição que gera isso é a presença de grandes criptas, que aumentam sua probabilidade de coletar pequenos pedaços de comida.

Como se diagnostica

Além do exame físico da garganta, pode haver necessidade de coleta desse material da garganta para cultura, através de um swab (uma espátula com algodão na ponta que se usa para coletar material biológico). Do fundo da garganta, retira-se a amostra que deve ser avaliada em um laboratório para confirmar a causa dessa infecção.
Tratamento

Nos casos leves de amigdalite, nem há necessidade de tratamento, especialmente se a causa for um vírus, como no resfriado.

Porém, há situações em que se pode tratar naturalmente essas placas nas amígdalas. Nesses casos, as soluções são:

  • Gargarejo com vinagre de maçã, pois apresenta propriedades anti-viral, anti-bacteriana e anticéptica. Sua habilidade de destruir bactérias e germes na boca, dentes e gengivas, o torna uma solução perfeita. Observação importante: pelo fato do vinagre de maça ser ácido, não se deve consumi-lo sem diluir (para não comprometer o enema dentário). Dilua-o para que possa usá-lo no gargarejo, efetivamente destruindo tanto o mau hálito como as placas causadas por germes e bactérias. Para fazer um enxague bucal, combine:

– 02 colheres de chá em ½ copo de água
– Bocheche esta mistura na boca por 15 a 20 segundos, e em seguida elimine-o

Para fazer um gargarejo, combine:

– 02 colheres de vinagre de maça em ½ copo de água
– Gargareje a mistura por 20 a 30 segundos de cada vez, podendo repeti-la o quanto necessário

  • Gargarejo com solução de água salgada: água morna com um pouco de sal pode ajudar a desalojar as placas e aliviar a irritação da garganta.
  • Tosse: este método só pode ser usado se as placas forem pequenas e facilmente removíveis. Tosse excessiva pode irritar a garganta.
  • Cotonete de algodão: você pode usar um cotonete de algodão úmido para liberar e remover as placas suavemente. Na sequência faça gargarejo com solução salina para remover o material restantes.

Nos casos mais graves de amigdalite aonde as soluções caseiras não funcionam, consultar um médico para definir o que é melhor no seu caso, antibioticoterapia ou tonsilectomia (amigdalectomia).

No caso cirúrgico, a indicação só é recomendada caso tenha manifestações recorrentes de amigdalite que não respondam a outro tratamento.

Referências bibliográficas:

  • Healthline, “Tonsil Stones”
  • Tonsil Stone Removal.org, “Why Do Tonsil Stones Smell So Bad?” December 18, 2013
  • Sore Throat Remedies Guide, “How to Get Rid of Tonsil Stones Forever, Fast and Naturally” April 30, 2015
  • E-Book: Vinagre de maçã: o liquido dourado
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER