Prevenção

Como um Pouco de Álcool pode te Deixar Livre de Câncer de Mama

Desde a década de 90, quando começou-se a valorizar o “Paradoxo Francês” (a aparente correlação entre o consumo de vinho tinto e a redução da incidência de doenças cardíacas na França), o mundo todo tem valorizado e consumido vinho, especialmente o tinto. E isso é algo muito bom. Para se ter os benéficos de saúde esperados, não só o vinho tinto, mas o consumo moderado de qualquer tipo de álcool funciona.

Você já está cansado de ouvir falar que os compostos responsáveis por esse efeito do vinho tinto são os polifenóis, que tem uma ação miraculosa, e que tem sido mostrado em pesquisas a redução do risco de ataque cardíaco e derrames.

Porém, em adição e esses benefícios provados, alguns destes poderosos polifenóis antioxidantes podem ter uma ação importante no combate ao câncer, segundo pesquisa europeia.

Em parte desse estudo, os cientistas isolaram os efeitos de um polifenol específico do vinho tinto, chamado acutissimin A, com resultados impressionantes.

Parece que o acutissimin A, na verdade, inibe o crescimento de células cancerosas bloqueando a ação de uma enzima que contribui para o seu desenvolvimento.

Não parece promissor?

É bem interessante, pois acutissimin A é talvez o único polifenol no vinho tinto que não vem da casca das uvas!
Ele é derivado da reação entre um flavanoide no vinho e uma substância chamada vescalagin, que está presente nos barris de carvalho que a maioria dos vinhos tintos são armazenados e envelhecidos.

Então, para se ter os benefícios de combate ao câncer de acutissimin A, você deve somente comprar e beber vinho tinto que tenha sido envelhecido em barris de carvalho.

Atualmente, tem aumentado muito a fermentação e conservação do vinho em barris de aço inoxidável, o que não é tão bom para você.

Uma boa loja de vinhos pode lhe orientar sobre o produto certo.

Reduzindo risco de câncer de mama

Até mesmo a comunidade médica já admite que os polifenois (composto antioxidante em vinho e cerveja) são armas poderosas contra doença cardíaca, para ambos os sexos, em todas as idades.

Porém, muitas destas pesquisas têm focado nos polifenois encontrado no vinho tinto, especificamente o resveratrol.
Mas veja essa informação interessante sobre polifenois. Um tipo especifico de polifenois chamado Xanthohumol é, na verdade, MAIS poderoso do que o resveratrol em reduzir o crescimento de células de câncer de mama.

E aonde a sua garota pode estar consumindo Xanthohumol?

Segundo um estudo britânico, um copo de cerveja tem em media 41 calorias, menos do que de leite ou suco de frutas. É bem menos que o vinho, que tem 77 calorias ou um drink que pode ter cerca de 250!

Isso significa que para aqueles que estão preocupados com suas medidas de cintura, uma ou duas doses diárias em nada vão lhe comprometer em relação ao peso. Pelo contrário: podem ser o melhor para ter os benefícios para a saúde – com mínimo impacto calórico e o máximo de clareza mental. E livre de câncer, senhoras!

Referências bibliográficas:

  • Science Daily August 3, 2009
  • The FASEB Journal August 2009;23:2412-2424
  • Cardiology Today May 5, 2017
  • Am J Clin Nutr June 2010
  • Journal Experimental Biology and Medicine June 2011: 236(6); 658-671
  • Journal of Biological Chemistry September 2005
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER