Saúde

Álcool e saúde

Essa dupla tem seus mistérios. Mas pode se sair bem num jogo em que hábitos moderados contribuem para um bom resultado.

Em que medida o álcool faz bem ao coração é a grande pergunta que os especialistas ainda não conseguiram responder com exatidão. Pesquisas comprovam que apenas dois copos de vinho por dia reduzem em até 30% os riscos de doenças cardiovasculares. Mas constatou-se que muitos bons de copo – grandes bebedores e não necessariamente só de vinho – são beneficiados: têm funções cardíacas protegidas e artérias relativamente limpas de gordura e outras substâncias que prejudicam o fluxo do sangue.

O BOM E O RUIM

Vasodilatador, o álcool é relaxante. Alivia as tensões e, sem estresse, claro que a saúde melhora. Uma ou duas doses diárias parecem proteger homens acima dos 40 anos e mulheres já na menopausa. Mas é preciso cautela pois, em excesso, tende a aumentar a incidência de diferentes tipos de câncer, inclusive de mama. Também pode elevar a pressão, danificar o coração e facilitar a ocorrência de derrames.

Outra contraindicação poderosa: engorda! E a gordura, você sabe, causa sérios problemas. Precavida, a Fundação Britânica do Coração mantém sua linha conservadora: recomenda moderação.

COM QUALIDADE

Entre as bebidas alcoólicas o vinho tinto reúne qualidades especiais. É rico em resveratrol, que dificulta a formação de tumores e beneficia o sistema cardiovascular – aumenta o bom colesterol (HDL) e torna o sangue mais fluido, contribuindo para reduzir ou controlar a aterosclerose. Também diminui a incidência de degeneração macular relacionada com a idade e ainda tem a vantagem de não inibir o sistema imunológico.

Não pense que o álcool, por si só, é um salvador da pátria. Manter seu coração saudável exige a redução de gorduras em geral e de alimentos ricos em carboidratos, abandonar o fumo, controlar o peso e fazer exercícios regulares. Se você já se cuida, brinde a isso! Mas, por favor, com bebidas de boa qualidade.

Saúde!

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER