Alimentação

Água alcalina: beber ou não beber? Eis a questão!

Muitas pessoas têm me questionado sobre a efetividade da água alcalina. A grande dúvida é se a sua utilização é uma boa prática ou não.

Certamente a maioria de nós já sabe da importância da água para a manutenção da saúde, e sabe também o quanto ela é essencial para toda função orgânica.

Mas como infelizmente a maioria das fontes de água está contaminada, a procura pela água ideal acaba gerando uma grande confusão sobre qual é o tipo que deve ser ingerido.

Então, vamos conhecer um pouco mais sobre a água alcalina!

Na teoria, a água alcalina age como um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres que comprometem os vasos sanguíneos. Acredita-se que com ela é possível corrigir o excesso de acidez nos tecidos, prevenindo ou revertendo doenças degenerativas como o câncer e a artrite, entre outras.

Na verdade, o que se tem de estudos científicos legitimando esse processo é muito pouco. Há muita informação apoiando esse tipo de água, mas insuflado por estratégicas de marketing, e só.

Não tenho dúvidas de que algumas pessoas apresentam melhoras iniciais com esse tipo de água, mas acredito que há outras razões para isso, e eu estou convencido que essa não é uma estratégia saudável.

Essa melhora inicial pode ser atribuída à desintoxicação e pelo fato da pessoa ficar mais hidratada. Aliás, a desintoxicação é o único benefício desse tipo de água, cujas ações positivas são limitadas a um período muito curto de uso, não mais do que duas semanas.

As pesquisas mostram que essa água apresenta efeitos desfavoráveis em plantas e animais, e em humanos como já comentei, há poucos estudos sérios da sua ação.

Revisando a literatura observamos que ela compromete a habilidade da planta em absorver nutrientes do solo, além de alterar o seu pH com a passagem do tempo.

O uso crônico da água alcalina para a criação de peixes também mostrou sinais de estresse nesses animais. Em alguns casos essa reação chegou a ser fatal, como mostra um estudo realizado pela University of British Columbia.

Em humanos, o interesse pela água alcalina aumentou muito em função do tratamento de câncer e outras doenças, como mencionado anteriormente. Isso se deu pelo fato da nossa alimentação moderna ter se tornado mais ácida com o processamento dos alimentos. Porém, as pesquisas sobre os benefícios da água alcalina ainda são inconclusivas. Por isso, é muito importante ter todo o cuidado possível!

O que se sabe, por enquanto, é que o pH influência a mitocôndria e em condições extremamente alcalinas provoca a morte celular.

Os estudos para tratar o câncer com novos agentes que agem destruindo o tumor por interferência no pH intracelular têm mostrado que a alcalinização não tem gerado o efeito desejado, aliás, os bons resultados têm sido vistos com os tratamentos de extrema acidez.

Em 2000, o Instituto Nacional do Câncer avaliou o uso de vitamina C para tratar o câncer e observou que altas doses endovenosas da vitamina matam as células cancerosas sem comprometer as células normais. Esse é mais um exemplo de que células cancerosas são mais vulneráveis a acidez, o oposto do que aponta a alcalinização.

A chave é o equilíbrio!

A água muito ácida ou muito alcalina não é benéfica para a saúde conforme mostram os estudos.

Nosso corpo não foi designado para beber água alcalina o tempo todo.

Se você decidir beber água alcalina como uma rotina você estará aumentando a alcalinidade do seu estômago o que neutralizará a acidez e comprometerá a habilidade de digerir os alimentos. É importante que você tenha em mente que pouca acidez estomacal é uma das causas de úlceras. Isso também abre portas para parasitas no seu intestino delgado e compromete a sua digestão de proteínas. Sendo assim, você absorverá cada vez menos minerais e nutrientes no decorrer do tempo, exatamente o que se observa em indivíduos que usam esse tipo de água diariamente.

O que posso te aconselhar é usar água a mais pura possível, tendo filtragem de alta qualidade na sua casa e trabalho.

Os melhores sistemas de filtragem são os de carvão ativado ou osmose reversa.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Guidelines for drinking-water quality,” World Health Organization, First addendum to third edition, Volume 1 Recommendations
  •  J Christensen. “Alkaline water plant damage” GardenGuides.com
  • TY Yesaki and GK Iwama. “Survival, acid-base regulation, ion regulation, and ammonia excretion in rainbow trout in highly alkaline hard water,” Dept. of Animal Science, University of British Columbia, Canada (March 5, 1992) JSTOR: Physiological Zoology, Vol. 65, No. 4, Jul-Aug 1992, pages 763-787.
  •  HJ Majima, et al. “Prevention of mitochondrial injury by manganese superoxide dismutase reveals a primary mechanism for alkaline-induced cell death,” Journal of Biological Chemistry, 273, pages 8217-8224 (April 3, 1998)
  •  JGM Roelofs. “Inlet of alkaline river water into peaty lowlands: Effects on water quality and Stratiotes aloides L. stands” Aquatic Botany Volume 39, Issues 3-4, 1991, Pages 267-293.
  •  D Rotin, et al. “Cytotoxicity of compounds that interfere with the regulation of intracellular pH: A potential new class of anticancer drugs,” Cancer Res. Mar 15, 1987 ; 47(6): 1497-504
  •  RJ Gillies et al. “Causes and effects of heterogeneous perfusion in tumors,” Neoplasia August 1999; 1(3): 197-207
  •  Q Chen, et al. “Pharmacologic ascorbic acid concentrations selectively kill cancer cells: Action as a pro-drug to deliver hydrogen peroxide to tissues,” PNAS September 20, 2005, vol. 102, no. 38, pages 13604-13609

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER