Alimentação

Açúcares: Qual escolher e como evitar confusão?

Tanta opção de adoçantes e açúcares disponíveis no mercado é capaz de nos deixar confusos sobre o que escolher. Então, veja o básico sobre cada um e acerte na escolha!

  • Dextrose, frutose e glicose são todos monossacarídeos, conhecidos como açúcares simples. A diferença básica entre eles é como o seu corpo os metaboliza.
  • Glicose e dextrose são, essencialmente, o mesmo açúcar. Entretanto, os fabricantes de alimentos normalmente os apresentam com o termo “DEXTROSE” na sua lista de ingredientes.
  • Os açúcares simples podem combinar-se para formar carboidratos mais complexos, como o dissacarídeo sucrose (açúcar de mesa) que é metade glicose e metade frutose.
  • O xarope de milho é rico em frutose. Sua composição é de 55% frutose e 95% glicose.
  • Etanol (álcool bebível) não é um açúcar, apesar de cerveja e vinho conterem resíduos de açúcares e amidos, em adição ao álcool.
  • Açúcar do álcool, como Xylitol, Glicerol, Sorbitol, Manitol não são açúcares nem álcool, mas tem se tornado popular como adoçante. Eles não são completamente absorvidos no intestino delgado, portanto fornecem poucas calorias em comparação com açúcar, mas frequentemente causam problemas com distensão abdominal, flatulência e diarreia.
  • Sucralose (Splenda) não é um açúcar, apesar ser chamado como tal e ter um slogan de propaganda que diz: “feito de açúcar”. É um adoçante artificial clorado, alinhado com aspartame e sacarina, com efeitos desfavoráveis para a saúde.
  • O xarope de agave falsamente promovido como natural é altamente processado e normalmente composto por 80% de frutose. O produto final nem remotamente assemelha-se a planta original.
  • O mel é constituído de aproximadamente 53% de frutose, mas é completamente natural. Na forma pura tem muitos benefícios para a saúde quando usado em moderação, incluindo muitos antioxidantes.
  • Stevia é um erva doce derivada das folhas da planta stevia, presente na América do Sul, completamente segura (na forma natural).
  • Lo han é outro adoçante natural, derivado de uma planta.

 

Referências bibliográficas:

–       Sugar-Sweetened Soft Drinks, Obesity, and Type 2 Diabetes,” Apovian CM, JAMA, August 25, 2004;292(8):978-979

–       The Metabolic Effects of Fructose”, Fields, Meira, The Nutrition Report, June 1991;9(6):41,48

–       Sucralose Toxicity Information Center

–       Journal of Pharmacy and Bioallied Sciences April  2011; 3(2): 242-248

–     FoodBev  2010

–     New Scientist September 14, 2007

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER