Alimentação

Você sabia que açúcar pode acabar com a sua vida amorosa?

De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Investigation, altos níveis de glicose e frutose podem desativar o gene que controla a quantidade de hormônio sexual no seu sangue. Isso acontece quando o seu fígado degrada esses açúcares provocando uma desativação do SHBG, conhecido como o hormônio sexual ligado à globulina.

E você sabe qual é a importância do SHBG? Pois saiba que é ele quem regula a quantidade de testosterona e estrógeno na sua circulação. Sem o SHBG para essa regulação, esses hormônios sexuais ficam fora de sintonia podendo desenvolver impotência e baixa libido nos homens e efeitos ainda mais graves nas mulheres. Nelas, além do diabetes que também pode reduzir a libido, o SHBG baixo pode causar infertilidade, ovários policísticos, acne e câncer uterino.

Se você quer ter controle da sua saúde sexual uma das primeiras atitudes que deve ter é evitar o açúcar e o xarope de milho rico em frutose. Para satisfazer aquela vontade de comer doce, opte por uma fruta. Vai ser muito melhor para você e para seu parceiro!

Agora, se você quer algo mais adocicado em sua alimentação, use yacon, que ao invés de frutose ou sacarose, tem fructooligosacarideos, uma combinação natural de açúcares interligados que não é absorvida pelo trato digestivo humano. Com isso, ele não afeta a sua glicemia.

Além disso, você pode usar inulina, um composto com ação prebiótica que ajuda a absorver outros alimentos e aumentar a imunidade, pois promove o crescimento de bactérias boas no seu intestino.

Você também pode optar pelo Stevia, um adoçante natural usado há centenas de anos e que não apresenta efeitos colaterais. Use pouco, pois chega a ser 100 vezes mais doce que o açúcar.

Tomando estes cuidados você não vai precisar ouvir aquela velha frase que diz que “o que era doce se acabou”!

[divider]

Referência bibliográfica:

– J. Clin. Invest 117:3979-3987

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER