Prevenção

A verdade que você precisa conhecer sobre o Ácido Lático

Você sabia que por muitos anos foi comum acreditar que dores musculares eram causadas pelo aumento da produção de ácido lático? Acontece que mais uma vez, a ciência desbancou essa crença.

A queimação que você sente enquanto se exercita é sim causada pelo ácido lático, entretanto, o seu corpo trata de eliminá-lo muito rapidamente.

É importante você saber que, na verdade, o ácido lático é um combustível do seu músculo, e não um catabólito como se pensava.

Vamos entender como isso funciona: o seu músculo produz ácido lático da glicose, que por sua vez é direcionado para a sua mitocôndria. Então, quanto mais em forma você estiver, mais adaptado o seu músculo vai estar para usá-lo. Ou seja, quanto maior o seu músculo estiver mais mitocôndrias você terá e seu sistema de queima de ácido lático ficará mais eficiente.

As dores musculares pós-exercício ocorrem devido à inflamação decorrente de lesões microscópicas nas suas fibras musculares.

Evite analgésico como tratamento

Não é aconselhável usar analgésicos como a Aspirina e o Ibuprofeno, por exemplo, para tratamento de dores musculares. A um longo prazo, esses medicamentos podem comprometer a permeabilidade da mucosa intestinal permitindo que bactérias e enzimas digestivas entrem na corrente sanguínea.

Os indivíduos que usam esse tipo de medicação antes de treinar podem estar comprometendo a absorção de nutrientes importantes, tornando mais difícil o desenvolvimento muscular.

Como prevenir naturalmente as dores pós-exercício

Para que você alcance o resultado desejado sem sofrimento ou tratamento errado, é muito importante que você:

1) tenha uma alimentação adequada ao seu tipo metabólico;
2) procure se exercitar corretamente;
3) tenha tempo correto de descanso e recuperação; e
4) faça uso da crioterapia (gelo).

O cuidado e nutrição dos seus músculos

Com o objetivo de fortalecer sua musculatura criando tecidos mais resistentes à inflamação, há importantes fatores na nutrição do exercício que você precisa conhecer e adotar. Tome nota!
1) Consuma gorduras saudáveis, proteína em moderação e pouco carboidrato;
2) Reduza ao máximo os açúcares, mesmo os sport drinks e a barras energéticas;
3) Faça uso da quantidade adequada de aminoácidos essenciais, especialmente a leucina;
4) Respeite o intervalo correto de refeições pós-treino. Você deve se alimentar de 30 a 120 minutos após o treino, sendo que quanto antes melhor, pois a janela de assimilação de protéica acontece nesse intervalo;
5) Evite frutose no pós-treino, pois ela reduz a habilidade de produção do hormônio do crescimento (HGH). O HGH é fundamental na reparação tecidual e se o seu nível for baixo certamente você terá dores pós-treino.

Suporte nutricional para dores musculares causados pelo exercício

Saiba como se comportar em caso de dores musculares causadas pelo exercício. Abaixo listo algumas soluções práticas e muito vantajosas para você.

1) Gengibre: analgésico natural capaz de reduzir a dores musculares em 24%;
2) Curcumin ou Turmeric: reduz a dor e a inflamação e melhora a mobilidade;
3) Ômega 3: gordura benéfica com alto efeito antiinflamatório, assim como benéfica para o coração;
4) MSM: muito usado em dores articulares, melhora o metabolismo e reduz a inflamação;
5) Astaxantina: potente antioxidante que reduz a dor e acelera a recuperação tecidual;
6) Arnica: foi demonstrado que reduz dores musculares por exercício.

Referências Bibliográficas:
– J. Strenght Conditioning Research. March 21, 2013
– J. Int. Soc Sports Nutr. 2010
– Adv. Exp. Med. Biol. 2007

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

1 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER