Alimentação

A união faz a força! Saiba como nutrientes agem integrados

Algo que todos aprendemos na prática é que o trabalho em equipe é uma ótima maneira de alcançar objetivos com mais rapidez e qualidade. Afinal de contas, ao mesmo tempo em que as tarefas são divididas, o grupo se ajuda mutuamente. O velho ditado que diz “a união faz a força” é uma realidade! O que nem todo mundo sabe é que os nutrientes do nosso corpo também trabalham em conjunto.

Assim acontece com as vitaminas e os minerais, que ajudam a regular a conversão do alimento em energia no nosso organismo e podem ser separados em duas categorias:

1 – Nutrientes energéticos: aqueles envolvidos na conversão do alimento em energia.

2 – Nutrientes protetores: ajudam na defesa orgânica contra as toxinas geradas a partir de remédios, drogas, álcool, radiação e poluentes ambientais.

O complexo B e o magnésio são exemplos de nutrientes energéticos. Eles ativam facilitadores metabólicos – as enzimas – que controlam digestão, absorção e uso de proteínas, gorduras e carboidratos. Esses nutrientes normalmente agem como uma equipe ou time. A presença de cada um aumenta a função do outro, em um trabalho mútuo.

No processo de conversão de alimentos em energia são produzidos radicais livres, que podem lesar o organismo, causando degeneração e envelhecimento precoce. É nessa hora que entram em cena os nutrientes protetores, como a vitamina E, B caroteno, vitamina C e os minerais zinco, cobre, manganês e selênio. Essas vitaminas e minerais desempenham papel crucial na prevenção de processos degenerativos. As vitaminas E, A e C agem em conjunto, também como um time, protegendo contra essa situação e cooperando entre si para manutenção de níveis adequados nos tecidos.

Diversos estudos têm mostrado que a suplementação multivitamínica em indivíduos com insuficiência nutricional marginal melhora significantemente a performance física e mental. Indivíduos envolvidos com programas de exercícios físicos intensos precisam ter certeza que estão recebendo quantidades adequadas de nutrientes para ter sua demanda de calorias aumentada.

Suplementos nutricionais são importantes tanto para atletas profissionais quanto amadores. Eles ajudam a produzir mais músculo, manter baixa concentração de tecido gorduroso e aumentam força e resistência quando o corpo encontra-se sob o estresse do exercício. É preciso atenção, pois a deficiência de vitaminas e minerais resulta em perda energética. Os suplementos otimizam a recuperação entre os treinos, melhoram o condicionamento físico e o crescimento muscular e aceleram a recuperação de possíveis traumas ou lesões do esporte.

Como e qual suplemento tomar durante o treinamento são decisões de extrema importância. O seu programa será mais produtivo se você balancear os suplementos entre dias de exercício e dias de descanso. O real crescimento muscular ocorre nos dias de descanso, quando o organismo usa o que lhe foi dado durante o exercício. Normalmente, o aumento de rendimento pode ser obtido usando-se vitaminas e minerais, tanto nos dias de treino como de repouso. Porém, aminoácidos e proteínas funcionam melhor quando usados nos dias de treino, antes das atividades.

Atualmente, é possível determinar as necessidades individuais de cada atleta. Dessa forma, ele poderá atingir seu equilíbrio, promover importante proteção tecidual antioxidante, aumentar o rendimento e proteger-se das consequências que o exercício pode gerar: seja quando feito no seu limite ou mesmo acima dele.

[divider]

Referências bibliográficas:

  • Livro Atleta no Século XXI. Editora Gaia
  • Livro 20 Minutos e Emagreça. Editora Gaia
  • Livro Prevenção: A Medicina no Século XXI. Editora Gaia
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)
Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER