Especiais

A magia do som

Exercícios físicos com fundo musical ampliam a capacidade mental e melhoram o humor.

Há muito já se conhece os poderes da música para relaxar, acalmar, melhorar a qualidade do sono – não por acaso as mães embalam seus bebês com cantigas de ninar. Agora, uma série de novos estudos indica que a música, utilizada como fundo para exercícios físicos, aumenta a capacidade mental, melhora o humor e alivia o cansaço.

Um estudo realizado com 20 homens e mulheres entre 18 e 24 anos, que fez 30 minutos de exercícios de moderada intensidade seguidos de corrida intensa, mostrou resultados surpreendentes. Depois que a freqüência cardíaca dos participantes voltou ao normal, eles se submeteram a testes com diferentes graus de dificuldade e, comparados aos do grupo que se exercitou sem música, constatou-se:

-aumento na velocidade de processar decisões, também comprovado pela medição das ondas cerebrais

-respostas mais precisas

-melhoras no estado de humor e menor cansaço

Alívio para a depressão

Também foi significativo outro estudo, feito com pacientes cardíacos em reabilitação, que envolveu 33 homens e mulheres que se submeteram a cirurgia de revascularização cardíaca, angioplastia ou cateterismo. Após 30 minutos de exercícios em esteira, esse grupo obteve o dobro de progresso em fluência verbal, comparado ao grupo que não usou música de fundo.

Os mesmos estudos avaliaram condições de humor, ansiedade e depressão dos participantes, antes e após exercícios com música, e todos disseram se sentir melhor depois, tanto no aspecto emocional como mental.

Inclua a música como pano de fundo de suas atividades físicas, mas cuide para não abusar do volume e se estressar, o que poderia comprometer os benefícios que procura.

 

 

 

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER