Dieta

A dieta certa para você

Tipo metabólico determina a alimentação que dá mais energia e saúde.

Cerca de 1 h depois de se alimentarem, muitas pessoas que seguem uma dieta saudável sentem fome, desejo por doces, queda de energia, uma leve depressão, nervosismo, irritação ou raiva. Elas não conseguem entender porque isso acontece, principalmente as que já aboliram junk food. Pois saiba que você pode comer alimentos de alta qualidade em termos nutricionais e, mesmo assim, sentir-se indisposto e continuar a sofrer com diversos problemas de saúde. A resposta pode estar contida numa simples questão de proporções: a combinação entre as quantidades de proteínas, carboidratos e gorduras talvez não seja a ideal para você. Cada pessoa tem um tipo de metabolismo e, por isso, o que funciona para uns pode não ser o melhor para outros. Se você está interessado em otimizar sua saúde, pêso e energia, e ainda evitar o envelhecimento precoce, deve alimentar-se de acordo com as necessidades do seu tipo metabólico.

Qual é o seu tipo

Basicamente, você pertence a um dos seguintes tipos metabólicos:

Proteínas

Quem é deste grupo sente-se melhor com uma alimentação rica em proteínas e gorduras e com baixo teor de carboidratos. A proporção ideal seria: 40% de proteínas, 30% de gorduras e 30% de carboidratos.

Carboidratos

Pessoas deste grupo normalmente sente-se bem quando os carboidratos compõem cerca de 60% de sua alimentação, complementados por 25% de proteínas e 15% de gorduras.

Misto

Para esse grupo, a alimentação requer um equilíbrio entre carboidratos e proteínas, ou seja, 50% de cada um desses nutrientes.

A matemática no esporte

Você, que pratica esporte e se identifica com o assunto tratado aqui, experimente fazer algumas mudanças. Vá com calma, anotando as diferenças com cada tipo de combinação. A dieta indicada para você lhe trará muito mais energia, diminuição de cansaço, sonolência e desânimo. Para uma sintonia fina em sua alimentação, no entanto, é indicado um suporte médico, já que as porcentagens citadas acima são apenas referenciais – podem variar, dependendo de como você vai se sentir. Na boa medicina, como você sabe, cada caso é um caso.

Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER