A Diabetes pode acabar com o seu Sistema Imune. Entenda como e cuide-se!

A maioria das pessoas sabe que níveis insalubres de glicose em diabéticos podem causar danos aos rins e problemas circulatórios. Os diabéticos também têm um risco mais alto de desenvolver infecções bacterianas e fúngicas crônicas, além do risco aumentado para desenvolver infecções virais (como a gripe) e condições inflamatórias (como a doença cardiovascular).

Agora, finalmente, sabemos porque isso acontece. E o culpado é, mais uma vez, o açúcar.

Os pesquisadores do Warwick Medical School, da Universidade de Warwick, descobriram que a glicose pode tornar o seu sistema imune cego à bactéria que está invadindo o seu corpo.

Tanto a bactéria quanto o fungo são revestidos com tipos de açúcar chamados manose e fucose. O seu corpo tem receptores que alvejam estes açúcares e ligam-se neles para lutar contra infecções. Entretanto, a presença de muita glicose em sua corrente sanguínea dificulta a detecção de bactéria e fungos por estes receptores.

E é claro que os danos não param aí!

A glicose não só impossibilita que as defesas do corpo reconheçam inicialmente a bactéria e os fungos, como também impossibilita a realização de processos químicos que normalmente lutariam contra a infecção, uma vez que ela seja detectada.

Acontece assim:

1º) Quando a glicose liga-se àqueles receptores químicos, ela inibe um tipo de receptor do sistema imune chamado de lectina tipo C, que por sua vez deveria se ligar ao açúcar presente na bactéria fúngica.

2º) Com isso, você se torna alvo fácil para todos os tipos de doenças inflamatórias crônicas.

3º) Outros tipos de lectinas tipo C afetadas são receptores da superfície da célula imune que são importantes para circulação e sistema vascular saudáveis. Se forem inutilizadas, você está sujeito a complicações cardiovasculares e renais.

Em um estudo publicado no jornal Immunobiology, o principal investigador, doutor Daniel Mitchell, disse que “as nossas descobertas oferecem uma nova perspectiva sobre como um nível alto de glicose pode potencialmente afetar a imunidade e, portanto exercer um impacto negativo na saúde. Também ajuda a enfatizar a importância de uma boa dieta na prevenção ou controle de doenças como a diabete”.

Referência Bibliográfica:

– Do Dietary Lectins Cause Disease? The Evidence Is Suggestive – and Raises Interesting Possibilities for Treatment,” Freed DLJ, B M J, April 17, 1999; 318:1023-1024.