Bem-Estar

4 Dicas para Vencer os Odores Corporais Naturalmente

“Pés mal cheirosos” podem ser bonitinhos em um bebê, mas para nós adultos, não. Seja nos pés, axilas, ouvidos, hálito ou órgãos genitais, certas partes do corpo são especialmente vulneráveis aos odores.

O desodorante pode nos ajudar temporariamente, mas não é uma cura. O odor corporal pode se desenvolver por várias razões – falta de higiene, dieta inadequada, pouca hidratação, doenças e o uso de certos medicamentos, como os antibióticos.

Os fungos e as bactérias podem sobreviver na pele e em outras partes do corpo também, causando odores embolorados ou de suor. As infecções de todos os tipos – como a faringite estreptocócica ou infecção de ouvido ou vagina – causarão um odor pútrido ao redor da parte do corpo acometida.

As doenças hepáticas podem resultar em um odor corporal que lembra a poeira ou o cheiro de ratos. Se você não gosta de como você cheira…

1 – Considere o que você come

Uma dieta rica em carboidratos refinados, açúcar, frutose e grãos em detrimento de uma alimentação alta em gordura e proteína animal, como o queijo, leite, ovos e fibras vegetais criará mais odor corporal.

2 – Evite alho e cebola

Esses alimentos liberam compostos que tem cheiro de enxofre através dos pulmões e da pele. Se você não consegue se obrigar a desistir deles, tente o seguinte: ao invés de ingerir o alho ou a cebola de forma crua, faça-os cozidos. Isto ajuda a reduzir os compostos de enxofre que levam ao odor corporal. O tempero cominho também pode fazer você ter mau cheiro. Se este for o caso, evite-o.

3 – Beba água como a sua bebida principal

O café causa o “hálito de café” e as bebidas açucaradas (e doces em geral) aumentam o seu risco para fungos, os organismos principalmente responsáveis por coceiras na virilha, vaginite e pés mal cheirosos. O que ajuda: beba água suficiente para manter sua urina amarela palha, pois quando ela tende a ficar um amarelo mais forte, significa falta de água. Além disto, certos chás de ervas dão apoio delicado á saúde hepática, reduzindo o odor corporal causado pelos medicamentos ou alimentos com muita gordura vegetal hidrogenada.

4 – Faça spray com vinagre

Embora não vá curar o problema – cheiros são mais frequentemente gerados do lado de dentro para fora – o vinagre pode matar fungos e bactérias, assim reduzindo odores causado por estes organismos. Use uma solução de 50% vinagre branco e 50% água, borrifando-a nos seus pés, axilas e órgãos genitais. Remova com uma toalha depois de um minuto ou dois (o cheiro do vinagre dissipará rapidamente).

Importante: Se o seu odor corporal persistir e/ou for notado por outros – e não melhora com essas sugestões – vá ver o seu medico. Um odor corporal muito forte pode ser sinal de uma doença séria como uma infecção, um câncer ou falência de um órgão. Fique atento e tenha uma supersaúde!

Referências bibliográficas:

  • Courtlandt Forum, August 1991;64:42-12.13685
  • Environ. Sci. Technol., 2009, 43 (21), pp 8113–8118
  • Canadian Journal of Gastroenterology, Sept 2010; 24(9): 552-556
  • Applied and Environmental Microbiology August 15, 2014
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER