Estética

10 Dicas para Atenuar Rugas

seu tipo metabólico, com proporções adequadas em vegetais, proteínas de alta qualidade e gorduras saudáveis.

Tenha em mente que levou um tempo para a pele desenvolver rugas, e levará algum tempo para começar a suavizá-las – mas talvez não tanto tempo quanto você pensa!

1. Consuma brodo (caldo de osso)

O caldo de osso é rico em aminoácidos que são a base do colágeno. Além disso, contém ácido hialurônico, que hidrata sua pele, apagando rugas finas.

Clique aqui para saber como fazer o seu próprio caldo de osso.

2. Treino supra aeróbico

Trata-se de um programa de condicionamento físico que funciona, de fato, num tempo curto de um corrido dia-a-dia. Há incontáveis pesquisas confirmando o sucesso desse treinamento para queimar gordura, ganhar músculos, gerar uma aparência mais atraente, rejuvenescida, com menos rugas e melhorar a saúde como um todo, com apenas 20 minutos de exercícios, 3 vezes por semana.

Para saber mais, veja o livro 20 Minutos e Emagreça.

3. Vinagre de maçã

Ele pode ser usado como tônico facial, numa diluição de 50% de água destilada e 50% de vinagre de maçã, que deve ser massageado levemente na face. Com isso você conseguirá uma pele luminosa, com mais vitalidade e boa aparência.

O vinagre de maçã vai restaurar o equilíbrio ácido/básico da pele, além de retirar as células mortas e expulsar as toxinas através dos bilhões de poros.

4. Adote o óleo de coco

O coco é rico em ácido láurico e outros nutrientes que suavizam e delineiam a sua pele. Então, cozinhe com óleo de coco, use leite de coco no seu café e passe o óleo de coco extra virgem por toda sua pele.

Ele tem ação antioxidante. Rebate os efeitos lesivos da radiação ultravioleta, suaviza rugas e combate a flacidez: alimentação cheia de gordura saturada é essencial para se evitar rugas. O excesso de óleo poliinsaturado deixa a parede da célula flácida, contribuindo para as rugas. Além disso, esses óleos invariavelmente rancidificam e contém radicais livres que lesam as células contribuindo para o envelhecimento.

Além disso, promove desintoxicação e reidrata a pele, clareia e a suaviza, evitando rugas, por aumentar o turgor da pele dando um aspecto rejuvenescido

5. Use sal rosa do Himalaia, e não o sal de mesa regular

O sal da mesa tira água das células, tornando-as flácidas e promovendo rugas. Os minerais em sal marinho e sal rosa do Himalaia, por outro lado, ajudam a hidratar as células da sua pele, colocando água dentro delas e apagando linhas finas.

6. Coma berrys, em especial os mirtilos

Os mirtilos contêm produtos químicos chamados antocianinas, que ajudam a proteger sua pele contra danos causados pelo sol. Então, cada vez que você come um punhado, é como dar a sua pele uma mini-dose de protetor solar!

7. Astaxantina

Estudos mostram que a astaxantina, quando usada oralmente, promove benefícios cosméticos para a sua pele, reduzindo inflamação, rugas e manchas senis. Promove também proteção contra danos dos raios ultravioletas.

8. Banhos de sol

Dar a sua pele uma dose pequena dos raios do sol todos os dias pode realmente mantê-lo mais jovem. Isso porque você absorverá alguma vitamina D, e esta vitamina ajuda a manter sua pele saudável. (Você pode tomar suplementos de vitamina D, mas obter sua “dose de D” da maneira natural é melhor.)

Exponha-se ao sol sem protetor até a pele ficar rósea, o que representa cerca de 30 minutos no sol. Eles já são suficientes para aumentar seus níveis de vitamina D.

Se você for ficar mais tempo no sol, use um protetor solar.

9. Mel

O mel estimula a produção de ácido hialurônico, uma molécula que completa sua pele, pois absorve mais de 3 mil vezes seu peso em água, formando também uma camada estrutural como o colágeno na pele, facilitando a reparação tecidual e permitindo sua completa recuperação.

Além disso, o mel possui ainda importante propriedade antioxidante, protegendo a sua pele contra os danos dos raios ultravioletas e colaborando no seu rejuvenescimento. Quanto mais escuro o mel, maior a capacidade antioxidante (ORAC), chegando a ser 50% mais protetor que as uvas em termos oxidativos, segundo estudo realizado pela Universidade de Illinois.

10. Reduza seus níveis de estresse

Pesquisas mostram que o estresse crônico enfraquece a integridade do colágeno da sua pele, tornando-se flácido e enrugado. Além disso, causa uma expressão triste ou irritada, que pode levar a rugas de expressão.
Procure reduzir o estresse arrumando tempo para você se exercitar e meditar regularmente.

E então desfrute de uma aparência memorável!

Referências bibliográficas:

  • BMC Res. Notes. 2010; 3:254
  • Sci. Pharm. 2010; 78(2): 275–290
  • Burns Sept. 2007;33(6):782-7
  • The Molecular and Cellular Biology of Wound Repair. New York: Plenum Press, 1988
  • WoundcareJournal 2002; 11(2)
  • The Lactoperoxidase System: Chemistry and Biological Significance, New York: Marcel Dekker, 1985; 144-78
  • Clin. Infect. Dis. 2008;46 (11): 1677-1682
  • J. Agric. Food Chem. 2002; 50 (10):3050–3055
  • DirtDoctor.com – May 2012
  • Diabetes Care – Jan 27, 2004: 281-282
  • WebMed.com Scientific Evidence of Apple Cider Vinegar Benefits.
  • Livro Mude sua vida com Super Nutrientes
Previous ArticleNext Article
Médico, Cirurgião Vascular especializado em medicina preventiva e alta performance. Possui vários artigos publicados em revistas médicas, além de 8 livros com temas relacionados à nutrição, medicina preventiva e esportiva. (CRM 47078)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É grátis)!

QUERO RECEBER

Acabei de escrever uma nova Dica! Quer Receber?

Junte-se aos mais de 223 mil leitores inteligentes que recebem dicas exclusivas sobre Saúde, Alimentação e Bem-estar e conquiste uma super saúde (É gratis)!
QUERO RECEBER